Radioterapia
O que é a radioterapia?
A Radioterapia é definida como o uso terapêutico de radiação ionizante (os raios-x de alta energia, elétrons ou prótons) que são invisíveis e indolores, capazes de interagir com o material genético das células e induzir o processo de destruição das células tumorais, bem como interferir na multiplicação celular. Estima-se que 70% dos pacientes oncológicos vão ser submetidos à modalidade de radioterapia em algum momento do seu tratamento.
Sua principal finalidade destina-se aos processos neoplásicos malignos (câncer) e em menor proporção em condições benignas. Pode ser realizada de forma isolada ou combinação com quimioterapia e imunoterapia a depender do objetivo do tratamento, se curativa, adjuvante (após cirurgia), neoadjuvante (antes da cirurgia) e paliativa (alívio de sintomas como dor, sangramentos, compressão de medula e insuficiência respiratória por compressão da via aérea pelo tumor).
O número de sessões necessárias pode variar de acordo com a extensão, a localização do tumor, do estadiamento e do estado de saúde do paciente.
De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ser feita de duas formas: A teleterapia ou Radioterapia externa: A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias. Tratamentos modernos com alta tecnologia se enquadram dentro dessa modalidade como IMRT (radioterapia por intensidade modulada do feixe de radiação), SBRT ( radioterapia estereotàxica corpórea) e radiocirurgia.
A braquiterapia: Aplicadores são colocados pelo médico, em contato com o local a ser tratado. A fonte de radiação sai do aparelho, percorre cateteres que são ligados aos aplicadores e irradia próximo à área a ser tratada. Depois, a fonte retorna ao aparelho fazendo o mesmo trajeto. Esse tratamento é feito no ambulatório.
A radioterapia destina-se ao tratamento loco-regional e os efeitos colaterais serão relacionados com a área tratada, bem como a dose e técnica empregada na entrega da dose.
Temos médicos Radio- Oncologistas altamente capacitados para conduzir seu caso e esclarecer suas dúvidas sempre visando o melhor desfecho oncológico, com qualidade de vida, conforto, acolhimento e seguimento especializado.